Em julho de 2022, ocorreram as primeiras reuniões dos Grupos de trabalho. Vejam abaixo alguns informes sobre o andamento das atividades e informações sobre como participar. A contribuição de todos é muito bem-vinda nesse processo de construção. Qualquer dúvida ou sugestão, estamos à disposição.

 

1) Como participar de um GT?

Cada GT possui uma lista de e-mails (google groups) para comunicação entre os membros. Para participar, é necessário indicar no formulário de adesão à RBCC em qual GT deseja ser incluído(a). Alguns GTs possuem ainda outras formas de comunicação (ex. grupos de Whatsapp), então, para saber mais consulte os coordenadores do GT em questão.

 

2) Coordenadores dos GTs

As primeiras reuniões dos GTs foram organizadas por facilitadores voluntários, seguida pela indicação de um(a) coordenador(a). Para entrar em contato com o(a) coordenador(a) do GT do qual faz parte, entre em contato via googlegroup, conforme abaixo:

GT1 – Articulação e sustentabilidade – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

GT2 – Engajamento de participantes – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 

GT3 – Capacitação e produção de materiais educativos – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

GT4 – Comunicação estratégica e eventos – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 

GT5 – Pesquisa e monitoramento – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

GT6 – Tecnologia e uso de dados – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 

 

3) Forma de funcionamento dos GTs: Comunidade de Práticas

A RBCC se inspira no conceito de Comunidade de Práticas para realizar sua governança e sugere que os grupos de trabalho se apoiem nesta ideia para promover uma organização dinâmica, efetiva e democrática.  As comunidades de práticas compreendem uma abordagem para organização e gestão de trabalhos feitos por grupos de pessoas, visando a aprendizagem e resolução de problemas. Para saber mais, assista a esse curto vídeo, em que Gabriela Gama Neves explica o conceito, baseando-se no livro de Fukunaga et al. (2020).