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- Categoria: Sobre a RBCC
A RBCC é parceira de diversas instituições comprometidas com a Ciência Cidadã no Brasil e no exterior:
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A RBCC se inspira no conceito de Comunidade de Práticas para realizar sua governança e sugere que os grupos de trabalho se apoiem nesta ideia para promover uma organização dinâmica, efetiva e democrática. As comunidades de práticas compreendem uma abordagem para organização e gestão de trabalhos feitos por grupos de pessoas, visando a aprendizagem e resolução de problemas. Para saber mais, assista a esse curto vídeo, em que Gabriela Gama Neves explica o conceito, baseando-se no livro de Fukunaga et al. (2020).
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A composição e organização dos sistemas de governança e de gestão da RBCC derivam da livre iniciativa de qualquer um de seu(ua)s membro(a)s, interessado(a)s em participar como voluntário(a)s, seguindo um modelo de governança assim constituído:
- Conselho Fundador. Conselho pró-tempore, formado pelo(a)s membro(a)s fundadore(a)s da RBCC responsáveis por elaborar o presente documento norteador, o qual, após aprovado, extinguirá automaticamente este Conselho.
- Conselho de Governança. Composto por representantes do Comitê de Gestão e por membro(a)s externos à RBCC indicado(a)s por este Comitê, este(a)s último(a)s sendo representantes de instituições públicas, privadas e/ou terceiro setor que atuam em C, T & I (Ciência, Tecnologia e Inovação) no Brasil. O número de membro(a)s pode variar entre 14 (quatorze) e 20 (vinte), considerando-se membro(a)s titulares e suplentes. A constituição deste Conselho será pautada, dentro do possível, em critérios de representatividade regional, étnica, etária e de gênero.
- Comitê de Gestão. Formado por participantes que aderiam à RBCC por meio de formulário de adesão (ver Capítulo VIII), com experiência comprovada em prática e/ou em pesquisa na área de Ciência Cidadã e eleito(a)s pelo(a)s membro(a)s da RBCC com experiência em pesquisa ou prática de Ciência Cidadã, por um período de 02 (dois) anos, renovável por igual período, em processo eleitoral disponível em Regimento Eleitoral. O número de membro(a)s pode variar entre 08 (oito) e 10 (dez). A constituição deste Comitê deverá ser pautada em critérios de representatividade regional e de gênero e, sempre que possível, em critérios de representatividade étnica, etária, de áreas de atuação e de níveis de formação.
- Secretaria Executiva. Parte constituinte do Comitê de Gestão, o número de membro(a)s pode variar entre 03 (três) e 05 (cinco).
- Grupos de Trabalho (GTs). Formados por qualquer participante da RBCC e constituídos, no mínimo, por 05 (cinco) integrantes. O número máximo de integrantes, caso haja, será definido pelo(a)s próprio(a)s membro(a)s dos GTs. Poderão integrar os GTs qualquer participante da RBCC e convidado(a)s externo(a)s, de acordo com a demanda de temas e trabalhos a serem realizados. Os GTs da RBCC não são permanentes, podendo ser criados, alterados e/ou extintos a depender das demandas que surgirem.
Para saber mais sobre as atribuições de cada instância de governança da RBCC, acesse o DOCUMENTO ORIENTADOR.
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Caso você tenha interesse em colaborar com a Rede Brasileira de Ciência Cidadã e fazer parte dos Grupos de trabalho, faça o registro abaixo e responda às perguntas do formulário de adesão à RBCC:
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Os grupos de trabalho da RBCC, definidos a partir das discussões posteriores ao I Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã e da enquete realizada em 2020, são os seguintes:
GT 1 – Articulação e sustentabilidade
Esse grupo busca identificar, caracterizar e estabelecer relações com potenciais parceiros e agências de fomento, públicas, privadas e/ou terceiro setor, visando garantir a sustentabilidade das iniciativas de ciência cidadã, em termos de recursos humanos, tecnológicos e financeiros. Caberá também ao grupo informar as partes interessadas sobre as oportunidades de fomento disponíveis, dentro e fora do país.
GT 2 – Engajamento de participantes
Esse grupo visa refletir sobre estratégias e o estabelecimento de práticas emergentes de engajamento de participantes em processos de ciência cidadã e sobre as motivações e interesses relacionados com a participação inicial e continuada de cientistas e cientistas cidadãos em projetos de ciência cidadã.
GT 3 – Capacitação e produção de materiais educativos
Esse grupo tem por objetivo aumentar a compreensão acerca dos conceitos, terminologias, tipologias e práticas da ciência cidadã e formar capacidades para execução de projetos, no Brasil. Especificamente, o grupo irá incentivar reflexões sobre processos de formação inicial e continuada em ciência cidadã, promover e/ou articular parcerias para oferta de oficinas e/ou cursos formativos, elaborar e/ou adaptar e/ou traduzir para o português, materiais educativos e de apoio às iniciativas de ciência cidadã e examinar e propor indicadores de avaliação dessas atividades.
GT 4 – Comunicação estratégica e eventos
Este grupo de trabalho tem como objetivo produzir, organizar e disseminar conteúdos sobre iniciativas de ciência cidadã, bem como, organizar e promover eventos visando a consolidação da ciência cidadã no Brasil. Caberá ao grupo atuar como elo entre os demais GTs da RBCC, pesquisadores e cientistas cidadãos/interessados em ciência, sendo responsável pela criação e gestão de: mídias sociais, website e base de dados sobre iniciativas de ciência cidadã brasileiras.
GT 5 – Pesquisa e monitoramento
Este grupo de trabalho tem como objetivo produzir conhecimento científico teórico e empírico sobre ciência cidadã, incluindo questões sobre rigor de pesquisa, ética e boas práticas, entre outras, de acordo com as demandas e interesses dos membros. O grupo irá buscar articulações com grupos de pesquisa dentro e fora do país e publicar os resultados das investigações em periódicos de alto impacto nacionais e internacionais, bem como, livros e manuais em Português.
GT 6 – Tecnologia e uso de dados
Este grupo de trabalho busca discutir formas de promover a ocorrência de diferentes iniciativas de ciência cidadã no Brasil por meio do uso de tecnologias, em especial para a reunião de dados e disseminação de conhecimento científico. Para isso, o grupo pretende: identificar ajustes necessários em tecnologias já existentes, de modo a elevar sua operabilidade e usabilidade dos dados pelos brasileiros; discutir formas de promover estes ajustes; compartilhar experiências e conhecimento sobre desenvolvimento de tecnologias. A rede incentiva a participação de diferentes atores neste grupo de trabalho, desde usuários de tecnologias, profissionais de tecnologia da informação, líderes de projetos, cientistas formais, etc.
Quer fazer parte de um grupo de trabalho? Então, faça o seu cadastro no site e indique o GT de sua preferência.